Primavera de legumes frescos (1 peça)

  • A+
  • A-
Alimento Medida (kg) Medida caseira
Milho fresco 20g 01 colher de sopa
Espinafre em folhas 20g 05 folhas
Acelga 40g 03 folhas
Ervilha torta 40g 05 unidades
Cebola mini 40g 03 unidades
Alho 10g 1 dente
Sal qs qs
Azeite 20ml 01 colher de sopa
Alecrim qs qs
  • A+
  • A-
Quantidade por porção % VD (*)
Valor calórico 70,8cal 4
Carboidratos 14,2g 4
Proteínas 4g 6
Gorduras totais 0,2g 0
Gorduras saturadas 1,2g 0,2
Gorduras trans 0 0
Fibra alimentar 2,7g 8,3
Sódio 5,0mg 0

(*) % Valores diários de referência com base em uma dieta de 2.000kcal ou 8400kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
  • A+
  • A-

Modo de preparo

  • 1. Cozinhar a espiga de milho, tirar os grãos da espiga e reservar;
  • 2. Lavar e higienizar as folhas de espinafre inteiras e reservar;
  • 3. Lavar e higienizar as folhas de acelga, rasgar em 5 partes e reservar;
  • 4. Lavar, higienizar as ervilhas tortas e reservar;
  • 5. Lavar, higienizar, descascar a cebola e o alho inteiros e reservar;
  • 6. Aquecer a frigideira, colocar o alho e a cebola, em seguida acrescentar a acelga e o espinafre até murchar; acrescentar a ervilha torta, o milho, sal e alecrim;
  • 7. Abafar em fogo baixo por 03 minutos, desligar e servir.

Comentários

O diabetes atinge mais de 14 milhões de adultos no Brasil. Entre suas complicações estão o infarto do miocárdio, o acidente vascular cerebral, a falência renal, amputação de membros inferiores e a perda de visão pela retinopatia diabética, incluindo o edema macular diabético, como uma das principais causas de cegueira. A composição da dieta é fundamental para a prevenção e tratamento da doença. A dieta deve ser fracionada em pequenas quantidades com intervalos de 3 a 4 horas. Gorduras de origem animal devem ser evitadas. Devese dar preferência na dieta a temperos e óleos vegetais. Nessa receita, enfatizamos a presença de fibras alimentares. Uma dieta rica em fibras resulta em menor absorção da glicose, diminuição dos níveis glicêmicos pós-refeição e diminuição dos níveis de colesterol total e do colesterol ruim (LDL). Tanto no milho quanto nas verduras escuras como espinafre, ervilha e acelga, encontramos fibras e antioxidantes. Ervilha e acelga são alimentos que diminuem a glicemia (tem baixo índice glicêmico) e a cebola é rica em flavonoides e antioxidantes.

Receitas elaboradas por:

Adriana Piva (CRN: 6416-SP)

Nutricionista, especialista em nutrição clínica, pediatria e vigilância sanitária em alimentos

Comentários por

Dra. Mariana Lie Yamaguishi (CRM: 112100-SP)

Médica formada pela Universidade de São Paulo; residência médica em Oftalmologia pela Faculdade de Medicina da USP; especialista em Retina e Vitreo pelo Hospital das Clínicas HCFMUSP