Salmão crocante ao molho de laranjas (1 peça)

  • A+
  • A-
Alimento Medida (kg) Medida caseira
Filé de salmão 150g 1 unidade
Suco de laranja 80g 1 unidade
Castanha-do-pará 50g 2 unidades
Gérmen de trigo 20g 1 colher de sopa
Manteiga 20g 1 colher de sopa
Sal qs a gosto, com moderação
Ervas finas 05g 1 colher de café
  • A+
  • A-
Quantidade por porção % VD (*)
Valor calórico 416Kcal 22
Carboidratos 54g 17
Proteínas 10g 12
Gorduras totais 18,34g 31,7
Gorduras saturadas 10,47g 44,9
Gorduras trans 0 0
Fibra alimentar 0,7g 6
Sódio 133mg 6

(*) % Valores diários de referência com base em uma dieta de 2.000kcal ou 8400kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
  • A+
  • A-

Modo de preparo

  • 1. Temperar o salmão com o sal, as ervas, o suco de meia laranja e a manteiga;
  • 2. Colocar para assar embrulhado em papel alumínio, em forno médio, por 20 minutos;
  • 3. Picar as castanhas, misturar com o gérmen de trigo e reservar;
  • 4. Colocar o salmão no prato, espalhar por cima do filé o gérmen e a castanha picada e colocar o suco da outra parte da laranja dos lados. Enfeitar com salsa e servir.

Comentários

A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é uma das doenças que pode causar cegueira na população acima dos 50 a 60 anos, pelo envelhecimento e oxidação das células retinianas especializadas, localizadas na região central da retina que se chama mácula. O principal estudo sobre nutrientes na prevenção da progressão da doença chama-se AREDS. Envolve mais de 3.000 pacientes e comprovou a importância de dieta com suplementação de nutrientes (vitaminas C e E, zinco, cobre, luteína e zeaxantina) e ômega-3 em pacientes com DMRI. As frutas, verduras e legumes são fontes naturais desses nutrientes, elevando os níveis de antioxidantes. As melhores fontes de ômega-3 são os peixes de água fria. Nesta receita, os ingredientes principais são ricos em ômega-3 (salmão e gérmen de trigo), vitamina C (laranja), vitamina E (castanha-do-pará e gérmen de trigo) e têm propriedades antioxidantes intensas. Castanha- do-pará ainda é rica em ácidos graxos, vitaminas B, fósforo, magnésio e selênio. E o gérmen de trigo tem zinco, magnésio e vitaminas A, B1, B3, B6, e ácido fólico.

Receitas elaboradas por:

Adriana Piva (CRN: 6416-SP)

Nutricionista, especialista em nutrição clínica, pediatria e vigilância sanitária em alimentos

Comentários por:

Dra. Mariana Lie Yamaguishi (CRM: 112100-SP)

Médica formada pela Universidade de São Paulo; residência médica em Oftalmologia pela Faculdade de Medicina da USP; especialista em Retina e Vitreo pelo Hospital das Clínicas HCFMUSP