Diabetes e Perda Visual

Entendendo diabetes

  • A+
  • A-

Para entender o edema macular diabético, é bom analisar alguns dos aspectos do diabetes que entram em jogo e que podem afetar sua visão.

O diabetes ocorre porque o pâncreas não consegue produzir insulina e/ou o corpo não consegue usar a insulina corretamente. Isso provoca altos níveis de glicose, o que precisa ser tratado para prevenir complicações graves à saúde. O acúmulo de glicose pode afetar todo o organismo, desde os olhos até os pés.

Entendendo a doença ocular EMD


Retinopatia diabética, RD, é a doença ocular diabética mais comum e a causa mais frequente de novos casos de cegueira entre adultos com idade de 20 a 74 anos.

RD ocorre quando os vasos sanguíneos são danificados devido ao diabetes. Isso afeta a retina, tecido na parte de trás do olho, e a mácula, parte da retina que permite que você veja detalhes finos claramente.

Níveis elevados de glicemia podem enfraquecer, danificar ou bloquear os vasos sanguíneos na retina, evitando que a retina receba sangue ou oxigênio suficientes.

Inglês Português
Retina Retina
Light Luz
Retinal blood vessels Vasos sanguíneos da retina
Photoreceptors Fotorreceptores
Choroid Coroide
Fovea Fóvea
Macula Mácula

  • A+
  • A-

Às vezes a parede do vaso sanguíneo pode se romper, resultando em vasos danificados que vazam sangue e fluido para a retina central, causando um acúmulo em uma área da mácula. Isso faz a mácula inchar e ficar mais espessa, o que pode afetar sua capacidade de ver corretamente.

PP-EYL-BRA-0080-1