Matérias

Saúde dos olhos na terceira idade e em todas as idades

Dicas de qualidade de vida, especialmente para prevenir doenças oftalmológicas.

  • A+
  • A-

Dica cultural: Bienal do Livro, no Rio de Janeiro.
Dica de viagem: as cidades da serra gaúcha são ótimas opções de viagem para quem deseja aproveitar o frio na região.

Cuidar da saúde dos olhos é uma necessidade que deve ser aprendida desde a infância, para evitar que pequenos problemas tornem-se grandes no futuro. Mesmo com todos os cuidados, às vezes, os incômodos aparecem, e aí é preciso tratar. A prática de exercícios físicos é sempre recomendada para a saúde do corpo, de maneira geral, além, é claro, de uma dieta balanceada.

A partir dos 40 anos de idade, os primeiros sinais de cansaço na visão começam a aparecer. Os oftalmologistas chamam esse cansaço de presbiopia. A pressão intraocular é outro fator que pode ser preocupante, pois, com o aumento da pressão intraocular, surge a chance de o indivíduo desenvolver glaucoma. Quando chega aos 50 anos, a pessoa pode desenvolver outros tipos de doenças, como a degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Assim, o exame frequente com o oftalmologista é sempre recomendado.

Listamos, abaixo, pequenas atitudes que podem ajudar a prevenir os problemas oftalmológicos ao longo da vida:

- Consumir alimentos com vitamina A, como leite, ovos, abóbora e cenoura;
- Usar óculos escuros com proteção mínima de 400UV, pois a exposição diária ao sol pode causar sérias lesões nos olhos em longo prazo;
- Trabalhar todos os dias em frente ao computador durante um longo período pode levar a transtornos da visão. Uma pausa para descansar os olhos é fundamental para evitar problemas;
- Antes de coçar ou tocar os olhos, certifique-se de que suas mãos estejam limpas;
- Mulheres que usam maquiagem não podem esquecer de tirá-la antes de dormir;
- Evite aplicar creme facial próximo dos olhos, pois podem conter substâncias prejudiciais aos olhos.

Todos esses cuidados devem estar aliados a orientações médicas. Portanto, nunca deixe de consultar seu oftalmologista regularmente. O acompanhamento do especialista pode evitar o aparecimento ou a evolução de doenças.

Referência

Medina NH, Muñoz EH. Atenção à saúde ocular da pessoa idosa. Boletim Epidemiológico Paulista (BEPA) [Internet]. Acessado em: 27 fev 2015. Disponível em: <http://periodicos.ses.sp.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-42722011000100003&lng=pt&nrm=iso=pt>.

Dica Cultural: Mercado Municipal de São Paulo

O Mercadão, como é carinhosamente chamado o Mercado Municipal de São Paulo, é um dos mais importantes pontos turísticos da capital paulista. O local oferece diversas opções de comércio e lazer. Suas especialidades vão de uma enorme variedade de produtos, como hortifrutigranjeiros e especiarias, a refeições e lanches. Quem nunca ouviu falar do famoso e tradicional sanduiche de mortadela do Mercadão? Em 12.600 metros quadrados, o espaço, que se tornou referência em gastronomia paulistana, conta com quase 300 estandes e comerciantes de todos os pontos da cidade.

Localizado no centro histórico de São Paulo, em um edifício com mais de 80 anos de história, a arquitetura é outro ponto de destaque. Suas colunas, abóbodas e vitrais importados da Alemanha com temas agropecuários e agrícolas chamam a atenção de turistas, profissionais e estudantes da área, tornando o Mercadão parada obrigatória nos roteiros turísticos. Um show de cores, aromas e sabores.

Informações

Onde: Rua da Cantareira, 306 – Centro, São Paulo – SP
Segunda a sábado: 6h às 18h. Domingos e feriados: 6h às 16h


Viagem: desfrute bons momentos na serra gaúcha

Um lugar especial para descansar e viver bons momentos é a serra gaúcha. Com paisagens de fazer suspirar a cada minuto do passeio, a serra proporciona uma boa oportunidade para conhecer mais um pouco da tradição gaúcha.

Um dos destinos mais procurados é a cidade de Gramado, que oferece diversas opções para quem gosta de explorar e para os que preferem o descanso. Quem gosta de sair pode visitar as feiras de automóveis e motos, com modelos possantes, o zoológico, cheio de espécies brasileiras, e o museu de cera. Para um passeio menos agitado, o cenário da cidade, a paisagem e os restaurantes permitem aproveitar Gramado em paz e sossego.

O Vale do Vinhedo, na cidade de Bento Gonçalves, é uma boa opção para quem gosta de apreciar um bom vinho, e os shows noturnos, uma boa alternativa para os fãs de uma programação mais agitada. Ao lado de Bento Gonçalves, outra visita interessante é a Colônia Alemã de Nova Petrópolis. Agora, é aproveitar as opções e pôr o pé na estrada!

L.BR.MKT.12.2016.6783