OVCR

O que é OVCR?

Oclusão da veia central da retina (OVCR) é o bloqueio ou a obstrução da parte final da veia central da retina, localizada no nervo óptico, mais precisamente na lâmina crivosa, e geralmente ocorre onde a artéria central da retina cruza com essa veia. Quando acontece a oclusão, o sangue que chega à retina pela artéria não tem para onde ser drenado, pois a veia está obstruída. Como consequência, o sangue começa a extravasar dentro do tecido retiniano, causando hemorragias e inchaço da retina, o que diminui a visão.


É uma afecção quase sempre de início súbito, em um olho só, na grande maioria dos casos, em que o paciente apresenta visão borrada ou defeito de campo visual. Ao exame do fundo do olho, é possível ver as hemorragias na retina em toda sua extensão, além das veias dilatadas e tortuosas.

  • A+
  • A-
  • A+
  • A-

A doença subdivide-se em duas linhas, isquêmica ou não isquêmica, dependendo do grau de oclusão da veia. A OVCR afeta indivíduos de ambos os sexos, com leve preponderância do sexo masculino, e ocorre com mais frequência entre 60 e 70 anos de idade. Glaucoma, diabetes, hipertensão arterial e problemas de coagulação sanguínea são patologias consideradas como fatores de risco, podendo desencadear a OVCR. A causa da doença é a formação de um coágulo de sangue dentro da veia central da retina, impedindo o fluxo do sangue.

É uma patologia que possui cura, mas deve ser tratada precocemente, pois pode gerar complicações permanentes que diminuem a acuidade visual ou levam à cegueira, como o edema macular e o glaucoma neovascular.

Embora o diagnóstico seja basicamente clínico, com o exame de fundo de olho, a realização de exames complementares, como a angiofluoresceinografia, permite distinguir a OVCR da forma isquêmica da não isquêmica. O exame de OCT permite avaliar o edema (inchaço) da retina, mais precisamente na região da mácula, porção da retina responsável pela visão nítida e dos detalhes.

  • A+
  • A-

Referências

Maia M, Maia A, Moraes N et al. Oclusão da veia central da retina (OVCR). Acessado em: jun 2015. Disponível em: http://www.universovisual.com.br/publisher/preview.php?.

Obstrução de Veia Central da Retina: aspectos clínicos e epidemiológicos. Acessado em: jun 2015. Disponível em: http://www.portaldaretina.com.br/home/saibamais.asp?.